domingo, 24 de outubro de 2010

Viagem de estudos para as Ruínas

No dia 22 de outubro de 2010, sexta-feira, realizamos com os alunos da quarta série e quarto ano, do Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo, nossa tradicional viagem de estudos, para Ijui, Santo Angelo e São Miguel das Missões.

Iniciamos o passeio no Museu Antropológico da Unijuí , onde tivemos a oportunidade de receber explicações e visualizar exposições referentes aos indígenas que habitavam nosso estado, quando da chegada dos portugueses, os grupos Guaranis, Gê e Pampianos, seguindo com os povos colonizadores, que imigraram para nosso estado, os escravos africanos que aqui se encontraram. Vimos também, a exposição de brinquedos e brincadeiras antigas. Após os alunos acompanharam as acadêmicas de Biologia num passeio por uma exposição ambiental, da fauna e flora do Rio Grande do Sul.

Na Usina Velha podemos perceber a produção de energia, bem como o contato com a natureza.

Em Santo Angelo recebemos a orientação de uma guia turística, onde visitamos o Memorial à Coluna Prestes, Estação de Trem, os alunos ficaram encantados com a utilização do telégrafo, o Monumento ao Índio Sepé Tiaraju, herói Missioneiro do Rio Grande do Sul, Museu Municipal, Catedral, prédio da Prefeitura e a Praça.

No Caaró, entendemos o processo da primeira fase da formação das Reduções Jesuíticas, a influência da Companhia de Jesus ( Jesuítas), na formação de nosso estados, bebendo água da fonte deste local.

Em São Miguel das Missões, observamos as Ruínas, com importantes explicações de nossa guia, tiramos dúvidas, e aprendemos muito. Após os alunos adquirirem artesanatos feitos pelos índios, como arco e flecha, estes puderam brincar. À noite assistimos ao espetáculo Som e Luz, momento de grande expectativa por todos. Nossa viagem foi rica em aprendizagem e confraternização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário